Ir à Chapada Diamantina e não visitar o Morro do Pai Inácio é como ir à Roma e não ver o Papa. Um dos principais cartões postais da Chapada Diamantina está cercado, não só de beleza, mas também de lenda e magia.
Todas as vezes que eu visito a Chapada, eu subo o Morro do Pai Inácio. Não poderia ser diferente, é uma parada obrigatória naquela terra de magia. Mas uma das coisas de que mais gosto no Morro do Pai Inácio, além da bela vista 360° e do espetacular pôr do sol, é a lenda que gira em torno dele.
Lenda do Morro do Pai Inácio
Diz a lenda que Pai Inácio, como era conhecido, era um homem escravizado que trabalhava em uma fazenda da região. Ele tinha um caso de amor escondido com a filha do coronel Horácio de Matos, dono das terras. Ao terem seu romance descoberto, Pai Inácio foi perseguido, tendo fugido dos capangas até o topo do Morro. Encurralado, deram-lhe a opção de morrer baleado ali mesmo ou pular lá de cima. Pai Inácio pulou, mas tinha em mãos um guarda-chuva, que foi aberto na queda, assim, Inácio flutuou suavemente até o solo, podendo em seguida escapar com vida pelo Vale.
Todas as vezes que subo lá, eu fico imaginando essa cena..rsrs. Flutuar com um guarda-chuva até lá embaixo. Quero voar!!! Amo histórias que adornam de encanto os lugares que visito, sejam elas verídicas, fantasiosas ou não. De realidade dura, basta a vida que vivemos no dia-a-dia né?
Como chegar ao Pai Inácio
Embora seja um cartão postal da Chapada, o Morro do Pai Inácio não faz parte do Parque Nacional da Chapada Diamantina, mas tem um acesso super fácil. Ele está localizado em Palmeiras, às margens da BR242, e a 26km do município de Lençóis.
A trilha de subida leva em torno de 25 minutos. Em 2018 o acesso foi facilitado com a construção de escadarias no trecho mais complicado da trilha, no seu finalzinho. Foi o ano da minha terceira visita. Outra opção, que eu não conhecia, (para quem gosta de andar) é uma trilha aberta por garimpeiros que liga Lençóis ao Morro do Pai Inácio. A travessia tem 18 km, dura cerca de seis horas, e passa pela serras dos Lençóis e Mucugezinho. Esta trilha está na minha lista para a próxima visita.
Melhor horário para visita
O horário de maior visitação ao Morro do Pai Inácio é no final da tarde, próximo ao pôr do sol. Dessa forma, se você quiser aproveitar o espetáculo solar do fim do dia, mas também aproveitar mais do Morro, chegue um pouco mais cedo, pois após o sol se por, a descida tem que ser logo em seguida, já que a escuridão começa a tomar conta do lugar.
Mas se seu roteiro está apertado e não cabe uma visita nesse horário, suba no horário que der, certamente você terá vistas e bons momentos a apreciar lá em cima independentemente do horário.
Para não perder nenhuma dica, novidade ou destino incrível, siga o Em Busca de Paraísos nas redes também: Instagram e Facebook.
Se gostou, ou não, deste post, tem alguma dúvida ou sugestão, entre em contato ou deixe um comentário em seguida.