Se você é apaixonado por trilhas, natureza e cachoeiras, e não quer se afastar muito de Brasília, o Parque Ecológico dos Pequizeiros é um lindo destino dentro Distrito Federal.
Parque Ecológico dos Pequizeiros
O Parque Ecológico dos Pequizeiros foi criado pela Lei nº 2.279, de 7 de janeiro de 1999, com uma área de 770,338 hectares. Dessa forma, a reserva é um dos maiores parques ecológicos do Distrito Federal. O Pequizeiros possui uma grande área de cerrado muito bem preservado, possibilitando a visualização de diversas espécies da fauna e flora típicas deste bioma, além de uma linda cachoeira: refresco para olhos, corpo e mente.
Trilhas do parque
Há opções de fazer a trilha do Pequizeiros em circuito, iniciando pelo percurso em single track e voltando pela estradinha ou vice e versa. Algumas pessoas optam por simplesmente seguir a estradinha até a cachoeira e depois voltar, ou até ir e voltar pelo trecho em trilha. A trilha tem um pouco de desnível em terreno acidentado, não recomendada para pessoas com dificuldade de locomoção.
Em qualquer dessas opções, o percurso de ida e volta dará em torno de 8km. E adiciono que é um percurso convidativo para os ciclistas, em especial os mountain bikers (se escolherem o trecho em single). Se quiser mais detalhes da trilha, eu tenho gravado o tracklog do percurso no aplicativo Wikiloc, é só acessar meu perfil lá. E falando em perfil, lá no Instagram tem dicas em tempo real sobre essas maravilhas, dá uma conferida também ;-): @embuscadeparaisos.
Pelas trilhas do parque ecológico é possível contemplar trechos de matas de galeria e matas secas com o cerrado em estado preservado. Um ponto alto do Parque Pequizeiros é a vista panorâmica do Vale do São Bartolomeu, que só é possível ser apreciada se você escolher o trecho em trilha para chegar à cachoeira. Naturalmente, o outro ápice de trilha é a cachoeira, da qual falo a seguir.
Cachoeira do Vale Perdido
A Cachoeira do Vale Perdido – Ribeirão Quinze (ou simplesmente: Cachoeira do Pequizeiros) fica localizada a cerca de 4km da entrada do parque, ou seja, praticamente no meio do percurso da trilha. É o momento do delicioso mergulho em um poço lindamente adornado em pedras.
Um pouco mais abaixo no curso do rio, é possível visualizar outra queda da cachoeira. Linda! Um poço bem pequenino, mas encantador de apreciar e fazer mais umas fotinhas também (segunda foto da sequência).
Quando ir ao Pequizeiros
Em qualquer época do ano é possível visitar o Parque Distrital dos Pequizeiros. Ressalta-se apenas a necessidade dos cuidados aplicáveis a qualquer tipo de atividade em ambientes naturais. Por exemplo: em períodos de chuva, é necessário mais cuidado ao percorrer a trilha, que pode conter lama e grandes poças de água, bem como avaliar a possibilidades de raios e cabeça d´água no rio e cachoeira. É prudente sempre avaliar as condições do dia com antecedência.
Se você gosta de tranquilidade, recomendo visitar o parque no meio de semana, certamente estará mais vazio. Entretanto, não recomendo ir sozinho(a), o parque fica muito próximo da área urbana de Planantlina e infelizmente há relatos de assaltos na região, por isso, ande sempre em pequenos grupos.
Como chegar ao Parque dos Pequizeiros
O Parque Ecológico dos Pequizeiros fica localizado no Núcleo Rural Santos Dumont, em Planaltina (DF), a cerca de 50km do Plano Piloto. Os GPS de celular não costumam traçar uma rota legal para chegar lá, minha dica é usar a Chácara Mello (em frente ao parque) como referência de destino no GPS, assim ele desenhará uma rota que envolva menos estrada de terra. #dicadadri
Outro ponto de referência fácil para chegar ao parque é o Vale do Amanhecer, DF 130. Ele fica a poucos metros da entrada da estrada de chão que leva direto ao Pequizeiros. Se precisar de mais orientação, é só me chamar lá no Instagram.
Lembre-se de seguir o
Em Busca de Paraísos
no Instagram
Preservação e informações adicionais
Na última vez que estive no Parque Ecológico dos Pequizeiros, encarei cenas muitos tristes e revoltantes. O parque é uma unidade legalmente protegida, com objetivos claros de preservação, de desenvolvimento do ecoturismo, de promoção da educação ambiental e do desenvolvimento e recuperação de áreas e ecossistemas. Entretanto, a prática local tem sido bem diferente.
Há diversas placas ao longo do parque com informações das atividades e comportamentos proibidos no local, por exemplo: trânsito de veículos, jogar lixo, fazer fogueira, etc. Mas infelizmente presenciei cenas e rastros de todas essas atividades ilegais no local: não seja esse tipo de visitante! Inclusive passamos toda a trilha recolhendo garrafas, latas, plásticos e todo tipo de lixo na última vez que visitei.
Para mais informações sobre o Pequizeiros e regras de visitação, consulte o Instituto do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos do Distrito Federal – IBRAM. E denuncie atos ilegais por meio do número 162. Vamos ajudar a preservar essas maravilhas. Faça sua parte!
Para acompanhar mais dicas, novidades e destinos inspiradores, siga o Em Busca de Paraísos nas redes também: Instagram e Facebook.
Se gostou, ou não, deste post, tem alguma dúvida ou sugestão, entre em contato ou deixe um comentário em seguida.
10 Comentários
Caramba Adri, que legal. Te conheci agora e tô amando a tua energia e vitalidade.
Iniciei a trilhar no ano passado, fiz 2 trilhas e veio o covid, sou grupo de risco, então me resguardei e agora tô voltando, bem fora de forma hihihih.
Conheci as trilheiras e vou retornar com elas.
No insta eu sou a OiMazina.
Prazer gde em te conhecer e parabéns pelo teu maravilhoso trabalho, esse site e teu insta são inspiradores e cheios de dicas boas.
Gratidão, felizes dias e saúde.
Oi, Mazina. 😉 Tudo bem? Obrigada pelas belas palavras. Estou muito feliz em poder transmitir um pouquinho de inspiração por esses canais. Espero que a gente se “esbarre” em alguma trilha por aí em breve. Precisando de dicas ou qualquer informação, é só chamar, aqui ou no Instagram.
Grande abraço!!!
Adri
Parece ser um lugar agradável.,pretendo conhece lo.
Oie, tudo bem? Vá sim, é muito bonita; mas siga as dicas do post para sua visita ser mais segura. 😉
Nao vi no map’s que da Chácara Mello tem passagem de carro para a Cachoeira, dá a maior volta. Ou vc tem certeza que dá pra ir la desta chácara, tem pista?
Olá, Serginho. Tudo bem? A chácara fica ao lado da entrada do Parque, onde os carros devem ficar estacionados. O acesso à Cachoeira é feito a pé, por trilha, não é permitida a entrada de carro no parque (embora alguns infelizmente violem esta regra de visitação).
A estrada para entrada fica oposto ao Vale do Amanhecer..A cachoeira do Vale Perdido é simplesmente revigorante e religa a Gaia.
Verdade, Fernando! Valeu pelo comentário!
Olá, Adri! Muito legal o seu post com relato e fotos. Fiquei com muita vontade de conhecer! Você sabe o horário de abertura do parque e de funcionamento?
Indo de carro, tem um estacionamento do parque ou algum espaço que dê para estacionar?
Nao me lembro o horário. Mas pesquise que achará a informação em algum secretaria do GDF