Engana-se quem acha que os atrativos da Chapada dos Veadeiros se resumem ao seu Parque Nacional. A Cachoeira do Cordovil é um dos que estão fora do parque, e é maravilhosa. Ela fica localizada em um propriedade privada: a Fazenda Volta da Serra.
Como chegar
A Fazenda Volta da Serra fica entre o povoado de São Jorge (onde fica a entrada do Parque) e o município de Alto Paraíso de Goiás. Saindo de São Jorge, são 8 km até lá. Às margens da rodovia, é possível ver placa indicativa da entrada para estrada de terra que dá acesso à fazenda, que fica pouco depois da entrada do famoso Vale da Lua. Saindo de Alto Paraíso, são cerca de 27km até a Fazenda.
Embora parte do percurso seja em estrada de chão (cerca de 3km), o acesso é muito tranquilo para qualquer tipo de carro. A entrada da propriedade é muito bem cuidada e sinalizada. Os carros podem ser estacionados bem próximos da recepção ou um pouco mais para dentro da propriedade, se o rio que passa na sede não estiver muito cheio.
Na recepção você receberá orientações básicas sobre a trilha e os atrativos. Além disso, poderá adquirir alguns produtos produzidos na propriedade como: café, mel e castanha de baru (fruto típico do cerrado). A entrada custa R$40,00 (valor de dezembro de 2020).
Acesso à Cachoeira do Cordovil
A trilha para chegar à Cachoeira do Cordovil tem em torno de 8km, podendo chegar a 10km, a depender do local em que o carro ficará estacionado, e a adição dos trechos que dão acessos às outras cachoeiras que estão no percurso: Cachoeira do Rodeador, Cachoeira do Encontro e o Poço das Esmeraldas.
A ordem da visita é por sua conta. Minha dica é seguir a trilha direto para a Cordovil, que é o maior espetáculo do lugar, e na volta conhecer as demais cachoeiras e pontos. Assim, é possível chegar mais cedo e até fazer fotos exclusivas, como as fizemos.
A Cachoeira do Rodeador (mais próxima da sede) exige um pequeno desvio da trilha principal, mas nada muito longo, acrescenta cerca de 1,5km no total. O Poço das Esmeraldas, também no início da trilha, tem um desvio de 200m para ser acessado. A Cachoeira do Encontro está no caminho da Cordovil.
A trilha pode ser feita a pé ou de bicicleta. Apenas nos 300m finais da Cordovil, a trilha é um pouco mais técnica por conter muitas pedras. A Cordovil para mim é uma das cachoeiras mais lindas da região da Chapada. Ela possui uma queda livre de 44 metros e 3 metros de profundidade na parte mais funda.
Cachoeira do Rodeador
A Cachoeira do Rodeador, que está no início da trilha (700m de trilha a partir do estacionamento interno), tem formato de um pequeno cânion e possui duas piscinas para banho. Embora pequena, seu acesso é feito somente por meio de nado. Como já havíamos aproveitado bastante na Cordovil, apenas contemplamos esse ponto.
Cachoeira do Encontro
É uma pequena cachoeira com formação em pedras, contendo um pequeno poço para banho. Para mim, pareceu um cantinho da meditação. Como fomos em época de chuva, o poço estava bem cheio, mas vi fotos dele bem tranquilo, em tom esverdeado, quando com pouca água.
Quando ir
A melhor época para visitar a Cachoeira do Cordovil certamente é entre início e final do período de chuvas, uma vez que parte da sua beleza vem da grande queda d´agua provocada pelo aumento de volume do rio. Durante a seca (agosto a outubro), haverá no máximo um fino fluxo de água caindo, o que não deixa de ser bonito, mas muda bastante a paisagem. Os outros atrativos talvez sejam melhor aproveitados na época da seca para banhos em poços mais tranquilos.
Para não perder nenhuma dica, novidade ou destino inspirador, siga o Em Busca de Paraísos nas redes também: Instagram e Facebook.
Se gostou, ou não, deste post, tem alguma dúvida ou sugestão, entre em contato ou deixe um comentário em seguida.
2 Comentários
Lindíssima!! Está no APP TrekkBr
Muito lega!!! Obrigada.