Você é daqueles(as) que usam o carro até para ir à padaria comprar um pãozinho se essa for um pouco mais distante de casa? Saiba que você está perdendo uma excelente oportunidade de melhorar a saúde do seu corpo e da sua mente e ainda poder comer seu pãozinho sem culpa.
Diversos estudos já provaram as vantagens da prática de caminhada para manter um corpo saudável e também para combater doenças pré-existentes. Independentemente da idade e do condicionamento físico, a caminhada é uma das atividades físicas mais fáceis de realizar, e ainda possui diversos benefícios para a saúde:
Melhora a capacidade respiratória
O ato de caminhar melhora a capacidade do nosso pulmão. Quando caminhamos ocorre um maior bombeamento de sangue para o pulmão, assim o nível de absorção de oxigênio por esse órgão é aumentado, e todos os outros órgãos do corpo são beneficiados com um sangue mais rico em oxigênio. Com o devido aconselhamento médico, a prática de caminhada também pode auxiliar na dilatação de brônquios e prevenir alguns tipos de inflamação nas vias aéreas.
Ajuda a circulação e o coração
A prática de caminhada ajuda a melhorar a circulação sanguínea e consequentemente traz muitas vantagens para o coração. Uma sessão de caminhada provoca a vasodilatação, que é a expansão dos vasos sanguíneos, o que leva a uma otimização da circulação e fortalecimento do coração.
Uma caminhada de 40 minutos é capaz de diminuir a pressão arterial durante um período de 24 horas após o exercício, segundo um estudo da USP de Ribeirão Preto. Isso porque, por promover um maior fluxo sanguíneo com a vasodilatação, o ato de caminhar acaba diminuindo a pressão. Além disso, a caminhada pode reduzir o risco de desenvolvimento de outras doenças, como o AVC.
Uma aliada para os ossos
A caminhada também é uma ótima atividade para contribuir na saúde dos ossos. Além de ser um exercício de baixo impacto, a caminhada ajuda a aumentar a densidade óssea, deixando os ossos mais fortes e reduzindo riscos de fraturas. Ademais, a movimentação de todo o esqueleto do corpo durante a caminhada faz com que haja um estímulo à absorção de cálcio, deixando os ossos mais resistentes e menos vulneráveis a osteoporose.
Evita e combate a diabetes
A caminhada também apresenta uma grande vantagem na promoção de um sangue saudável. Para quem não quer sofrer de diabetes, ou para quem já é portador, e quer mais uma aliada no combate à doença, saiba que caminhar estimula a produção de insulina, substância responsável pela absorção da glicose pelas células do corpo. Isso ocorre porque a atividade do pâncreas e do fígado é estimulada durante a caminhada, já que há uma maior circulação de sangue em todos os órgãos.
Rejuvenescimento
Anda procurando fórmulas mágicas para combater o envelhecimento do corpo e da mente? A solução simples está em suas mãos, ou melhor, em seus pés. Saiba que caminhar diariamente contribui para retardar o envelhecimento. Um estudo da Universidade de Illinois, EUA, mostra que o efeito antienvelhecimento do exercício pode ser possível também em relação ao cérebro, ao aumentar seus circuitos e reduzir os riscos de problemas de memória e de atenção. Outro estudo, da Associação Americana para o Avanço da Ciência (AAAS), EUA, diz que fazer caminhadas de 40 minutos, em ritmo acelerado, durante uma semana pode fazer o cérebro crescer e rejuvenescer.
Saúde mental
Estudos demonstram que durante a caminhada, nosso corpo libera uma quantidade maior de endorfina, responsável pela sensação de alegria e relaxamento. Outros estudos concluíram que as pessoas fisicamente ativas tendem a ser mais felizes e ter menos tendência à ansiedade e à depressão severa do que aquelas que raramente se movimentam.
E se a caminhada for praticada próxima à natureza (áreas verdes, parques, jardins), isso pode potencializar significativamente os efeitos na saúde mental, trazendo benefícios para humor e autoestima.
Emagrecimento
Simmm! Quase todos já sabem: a caminhada ajudar a emagrecer! Quando caminhamos, aumentamos o nível de gasto calórico, naturalmente isso ajuda na redução de peso, especialmente se for atrelada a uma reeducação alimentar. Pesquisas da Universidade de Yale, nos Estados Unidos, mostraram que, mesmo horas depois do exercício, a pessoa continua a emagrecer devido à aceleração do metabolismo causada pelo aumento na circulação, respiração e atividade muscular.
Viu como caminhar pode trazer uma séria de contribuições para uma vida mais saudável!? E é muito simples, aqui no site você encontra diversas outras dicas e artigos que vão inspirar você a caminhar, não só pela saúde, mas também como forma lazer e estilo de vida.
Na academia (esteira), na rua, no parque, na trilha ou no caminho para o trabalho…caminhe!
Compartilhe este post com alguém que precisa de um empurrãozinho para começar a caminhar ;-).
Para não perder nenhuma dica, novidade ou destino inspirador, siga o Em Busca de Paraísos nas redes também: Instagram e Facebook.
Se gostou, ou não, deste post, tem alguma dúvida ou sugestão, entre em contato ou deixe um comentário em seguida.