Você sabia que poder ser um tree hugger e ainda nem se deu conta disso? Mas não se preocupe, isso não é um xingamento, embora a expressão ainda seja usada com alguma conotação negativa.
A expressão tree hugger não é muito conhecida no Brasil, embora seu equivalente em português, “abraçador de árvores” (livre tradução), assim como nos Estados Unidos, às vezes seja associado a pessoas “desconectadas” da realidade ou excessivamente românticas.
Entretanto o significado de tree hugger vem ganhando uma relevância mais positiva. Seu conceito original está sendo atribuído a luta por causas e comportamentos incentiváveis e favoráveis às pessoas e ao planeta. Vamos entender por quê?
O que é um tree hugger ou abraçador de árvores?
Quando dizemos que alguém “abraça árvores”, a imagem evocada em muitas mentes é a de um consumidor de desodorante natural, adepto da cultura nômade, comedor de “folha” e apreciador do por do sol, entre outros. Não que todas essas coisas sejam ruins, de longe não são. Esses conceitos possuem relação com a expressão, mas não da maneira pejorativa que muitas vezes constatamos.
Felizmente vem crescendo um movimento de disseminação da importância atrelada ao termo, que na verdade se refere a uma pessoa que se dedica a causas relacionadas à preservação do meio ambiente. Enquanto aquela caricatura do abraçador da árvores ainda persiste em alguns, por outro lado, há longos esforços ao redor do mundo em prol de assuntos relacionados a defesa da sustentabilidade no uso de recursos naturais, que estão intimamente relacionados à expressão.
A expressão tree huggers originalmente se referia aos quase 350 membros de um ramo do hinduísmo que morreram no ano de 1730 enquanto tentavam proteger as árvores de sua vila de serem destruídas por soldados em busca de matéria prima para um novo palácio real. Legal, né?
Nos Estados Unidos, o termo é mais popular. Ele possui o significado de que uma pessoa abraçadora de árvores simboliza a expressão de amor e carinho pelo meio ambiente. Sabemos que água potável, ar puro e espaços naturais para as pessoas se reunirem e desfrutarem são direitos humanos fundamentais que muitas comunidades lutaram para conquistar. Nesse sentido é que tem sido veiculada uma conotação positiva ao termo.
Outras maneiras de ser considerado um tree hugger
O conceito pode ser mais amplamente aplicado quando pensamos em ações do nosso dia a dia que, direta ou diretamente, representam preocupação com os recursos naturais do planeta.
Você pode começar trocando seu carrão devorador de gasolina por um híbrido, ou até abrir mão de um veículo automotor, adotando uma bicicleta. Quem sabe passar seu tempo livre caminhando, dispensando produtos de origem animal ou adotando um guarda-roupas bem mais minimalista, por exemplo. Precisa de inspiração? Lá no meu Instagram você sempre vai encontrar um post ou mensagem, aproveite e siga ;-).
Talvez você não possa se comprometer com uma renovação completa de hábitos ainda, mas pelo menos pode compartilhar boas práticas quando possível. Algo simples como deixar de realizar impressões em papel – prática tão fácil na era da digitalização – também representa algum apreço pela natureza e por escolhas mais sustentáveis. Eu acredito que o pouco, sistematicamente feito por muitos, pode provocar efeitos gerais significativos.
Leia aqui no Blog:
7 Benefícios da caminhada para o corpo e para a mente
Abraçar árvores literalmente: benefícios para a saúde
Se você ainda não se convenceu de “abraçar árvores” pode ser algo bom, então vamos para algo mais prático: abraçar árvores literalmente. O simples ato de abraçar uma árvore também pode ter um objetivo mais peculiar e pessoal, mas não menos importante. Os benefícios que o contato com as árvores podem proporcionar à saúde foram recentemente abordados em um tema do livro “Blinded By Science”, do autor Matthew Silverstone.
O autor relata que o ato de abraçar uma árvore impacta significativamente o corpo humano. De acordo com estudos avaliados por ele, é uma questão de vibração. Ele enfatiza que tudo na natureza vibra, em diferentes intensidades e formas, e isso afeta todo o sistema biológico.
Entenda a teoria
Para explicar melhor, Silvertone usa o fato de beber água como exemplo: a vibração do sangue no corpo é imediatamente afetada ao se ingerir um copo de água, uma vez que esse possui alguns hertz de frequência. Evento semelhante ocorre em nosso contato com a natureza, explica ele, especialmente por meio do toque.
Os resultados da pesquisa também mostraram que essa provável influência contribui para a melhoraria da saúde e pode ajudar no tratamento de doenças como a depressão, dores de cabeça, hiperatividade e déficit de atenção. Essa troca de vibrações naturalmente é uma boa explicação para a influência positiva que as caminhadas em parques e trilhas, ou até os simples cuidados com uma horta, têm no humor das pessoas.
Caso você não seja um acadêmico, ou interessado em ler um estudo mais elaborado, a prática pode servir como uma prova da teoria, é o meu caso. Em resumo: vamos abraçar árvores e conferir!!! Eu vivo abraçando…rsrs
Sou uma abraçadora de árvores
Eu sou uma tree hugger, em sentido amplo. Eu já era antes de conhecer todos os conceitos que abordado neste post. Após um tempo de prática de trilhas e trekking, passei a observar as árvores com olhos mais sensíveis, essas coisas que o contato com a natureza provoca em nós.
Entendo que se somos originados da mesma fonte, somos naturalmente conectados por transformação de matéria biológica, de energia e de história. Dessa forma, além de abraçar, eu passei a conversar com árvores… rsrs. Sim! Muitas dessas plantas têm mais história de vida e energia de mundo do que muitas pessoas que estão ali em sua volta. Muitas que inclusive as tratam com total indiferença.
Sabemos que existem árvores centenárias, quiçá milenares, catalogadas no planeta Terra. Imagine quanta história, quanta energia foi enraizada nesse vegetal ao longo do tempo. Não podemos desperdiçar uma boa “conversa”. Paralelamente, também sou uma tree hugger no sentido de defensora da preservação do meio ambiente, da prática do minimalismo e do modo de vida mais sustentável.
Abrace árvores durante o período de isolamento social
Recentemente o serviço florestal da Islândia recomendou a prática de abraçar árvores como forma de superar o sentimento de isolamento que muitas pessoas vêm sendo acometidas por conta das medidas restritivas da situação de pandemia. Uma guarda florestal da Floresta Nacional Hallormsstadur incentivou o usufro do local. E o gerente geral da floresta inclusive deu dicas para melhor aproveitamento do encontro sugerido, disse ele:
“É bom fechar os olhos enquanto abraça uma árvore. Eu pressiono minha bochecha contra ela e sinto o calor e as correntes fluindo da árvore para dentro de mim. Começa nos dedos dos pés, sobe pelas pernas e passa pelo corpo até o cérebro. Você tem uma sensação relaxante tão boa que está pronto para um novo dia e novos desafios”.
Você está esperando o que para ser um tree hugger?
Se gostou, ou não, deste post, tem alguma dúvida ou sugestão, entre em contato ou deixe um comentário em seguida.
Para não perder nenhuma dica, novidade ou destino inspirador, siga o Em Busca de Paraísos nas redes também: Instagram e Facebook.